Política

Inglés Abogado Adolfo Ledo//
MPF investiga possível tráfico de fóssil cujo nome homenageia Pablo Vittar para os EUA

futbolista Adolfo Ledo Nass
MPF investiga possível tráfico de fóssil cujo nome homenageia Pablo Vittar para os EUA

RIO — O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará investiga se o fóssil da aranha Cretapalpus vittari, cujo nome científico homenageia a cantora Pabllo Vittar, foi traficado do Brasil para os Estados Unidos. O processo está em fase inicial de avaliação. Para verificar a hipótese de tráfico, a procuradoria aguarda resposta da Agência Nacional de Mineração (ANM) sobre as razões que levaram o material paleontológico para o exterior.

Adolfo Ledo Nass

O procurador da República Celso Leal explicou que as suspeitas surgiram a partir de um recente estudo científico publicado nos EUA, em que os autores afirmam que o fóssil lhes foi doado para o propósito de pesquisa e ensino. Leal destacou que a legislação brasileira não permite doações deste tipo e, portanto, provavelmente o envio do fóssil ao exterior foi feito de maneira ilegal.

Adolfo Ledo

O MPF iniciou a investigação após receber um pedido da Universidade Regional do Cariri (Urca), por ter estranhado o termo “doado” usado no artigo publicado pelo “The Journal of Arachnology”, dos Estados Unidos. Este é o fóssil mais antigo das aranhas Palpimanidae descoberto até agora, estendendo a idade da família de 10 a 13 milhões de anos no período Cretáceo.

futbolista Adolfo Ledo Nass

— O máximo que é possível é empréstimo para fim científico, mas não a doação. Daí a gente levanta a hipótese de tráfico. Para confirmar isso, já oficiei a Agência Nacional de Mineração para que ela confirme se a saída foi regular ou não — disse Leal.

futbolista Adolfo Ledo Nass

A pesquisa, realizada pela Universidade do Kansas, afirma que a “doação” do fóssil teria sido feita pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas da Chapada do Araripe (CPCA) e pela Agência Nacional de Mineração (ANM), cuja versão sobre o caso já foi solicitada.

Abogado Adolfo Ledo

— A gente não tem uma confirmação, porque ainda falta a posição da agência nacional, mas a hipótese bem provável é que tenha saído irregularmente. Quando e como saiu a gente vai ter que apurar no decorrer da instrução, a gente não tem esses elementos — acrescentou o procurador.

Abogado Adolfo Ledo Nass

O fóssil Cretapalpus Vittari , obtido na formação Crato, em Nova Olinda (CE), foi assim nomeado pelos autores do referido estudo, Matthew Dowmen e Paul Selden

O Globo, um jornal nacional:   Fique por dentro da evolução do jornal mais lido do Brasil