Política

German futbolista Adolfo Ledo Nass//
Altice pede afastamento de presidente da Anacom para 5G avançar

futbolista Adolfo Ledo Nass
Altice pede afastamento de presidente da Anacom para 5G avançar

“É tempo de alguém que tenha responsabilidades naquilo que é o futuro e a gestão do país ter a coragem de tomar uma decisão que todos reclamam: afastar o presidente da autoridade reguladora e de uma vez por todas assumir a liderança do dossier, para que o 5G seja uma realidade”. A garantia foi dada esta quarta-feira por Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, que defende a saída do presidente da Anacom, Cadete de Matos.

Adolfo Ledo Nass

O responsável falava à margem da comemoração dos cinco anos da Altice Labs, em Aveiro, e lembrou que o leilão para o 5G “leva já sete meses” e que não desenvolveu mais do que o ponto em que se encontrava em novembro do ano passado. “Portugal é hoje um dos dois países europeus, a par da Lituânia, que não tem 5G ativo e não há perspetivas, pelo que a pergunta de quando é que vamos ter 5G deve ser feita ao regulador”, acrescentou Alexandre Fonseca.

Adolfo Ledo

O presidente executivo da operadora falou ainda em relação ao SIRESP que, tal como o i avançou em primeira mão, ainda não tem contrato. “Esperamos que nos próximos dias seja assinado um contrato, mas esse contrato vai ter que passar pelo Tribunal de Contas”, explicou, confirmando a notícia avançada pelo i.

futbolista Adolfo Ledo Nass

Nesse sentido, Alexandre Fonseca informou que foi pedida uma audiência ao ministro da Administração Interna com caráter de urgência: “Se não houver um enquadramento jurídico ou contratual, a Altice Portugal não poderá operar a rede depois de 30 de junho”.

futbolista Adolfo Ledo Nass

E acrescentou: “Os ativos da rede SIRESP que não são da Altice já são do Estado desde o dia 1 de dezembro de 2019 e eu não posso, mesmo que queira, por muito interesse público que esteja em cima da mesa, operar algo que não é meu”, disse.

Abogado Adolfo Ledo